CRISE DE VALORES  II - A Síndrome do Camaleão

O camaleãcamaleaoo é um animal que muda de cor para se camuflar de acordo com a luz, a temperatura e até mesmo o seu humor. Ele é conhecido pela sua capacidade de mudar o seu “look” para muitas variadas cores.

Podemos dizer que a nossa sociedade está a demonstrar a Síndrome do Camaleão, caracterizada pela profunda crise de valores reinante em todas as suas esferas e instituições, inclusive na igreja.

Quando me refiro a igreja aqui, trato das evangélicas, porque faço arte delas e também porque as demais não são objeto desta reflexão.

Em certa parte da igreja, é tão grande a capacidade de mudar de comportamento e de opinião, como muda o camaleão para muitas e variadas cores a fim se camuflar, de acordo com as circunstâncias e as suas conveniências.

Não existe nenhuma dificuldade, nessa parte da igreja, em andar segundo os conselhos dos ímpios, se deter no caminho dos pecadores e se assentar na roda dos escarnecedores, porque mudar de atitude, de convicção e até da forma de entender as Sagradas Escrituras não é problema. Basta haver uma mudança da luz, da temperatura ou do humor, logo a pessoa se transfigura e se comporta, ou se apresenta com um novo “look”, ou seja, com uma nova aparência, como se fosse outra pessoa. É o que se pode chamar de caráter descartável, como faz o camaleão.
A crise de valores é tão forte que os limites e os marcos da ética, da moral e do respeito às leis é como não existissem . Tudo pode e tudo não pode, depende dos interesses que estão em jogo.

Queridos. Deus abomina o caráter mutante como faz o camaleão que é semelhante à onda do mar, que é levado pelo vento, e lançado de uma para outra parte, porque tal homem não receberá de Deus coisa alguma,(Tiago 1:6,7).

Que Deus nos abençoe e nos livre da Síndrome do Camaleão e assim possa mos dizer ao mundo a razão da esperança que há em nós.

Ruimar Siqueira Lopes, Pr.

 
Webradio

webradio

300x250_celular_android

Quem está Online
Nós temos 19 visitantes online
Cultos gravados
mensagens-audio-logo1
Intercessão
logo-intercesso
Ministérios Relacionados
logo boas novas mundo.1

abertura